Buscar
  • restaurarsaude

A DIFERENÇA ENTRE BABÁ E BABYSITTER

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Os dois termos muitas vezes são utilizados erroneamente como equivalentes iguais, porém existem algumas diferenças entre eles. Veja mais:


ROTINA X DEMANDA

A babá trabalha diariamente na casa da família, auxiliando e ajudando nas tarefas relacionadas às crianças, como alimentação, cuidados, transporte e até brincando com os pequenos. Com carga horária fixa, as babás possuem carteira assinada e diversas relações profissionais com a família. Já a babysitter trabalha de acordo com a demanda da família, em horários diferentes, podendo ser em qualquer horário do dia, sendo paga pelo serviço acordado entre ela e os pais. Elas não possuem vínculo com a família e podem trabalhar com rotatividade.


QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DE CADA UMA?

A babá é responsável por todas as tarefas que seriam desempenhadas pelos pais, como deveres, remédios, higiene e saúde das crianças, além do tempo de lazer com elas. As babás também transportam para escola e auxiliam em outras atividades da criança.

Já as babysitters ficam com as crianças geralmente por um período curto e suas funções estão relacionadas às necessidades e à rotina da criança. Ela deve entreter a criança enquanto os pais estão fora, mas também ajudar nas tarefas básicas necessárias.


BABYSITTER AJUDA NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS?

As babás podem ficar responsáveis por fazer a comida da criança, lavar as roupas, e organizar brinquedos e tudo que for relacionado à criança. Já as babysitters são responsáveis mais pela atenção à criança, sem ter que fazer as tarefas da casa.


QUAL A DIFERENÇA DE FORMAÇÃO ENTRE BABÁ E BABYSITTER?

As babás possuem formação relacionadas à pedagogia, higiene, saúde, etc., que pode ser através de cursos, palestras ou de trabalhos com outras famílias. Elas precisam estar preparadas para dar suporte estrutural e afetivo para as crianças. Babysitters podem ter diversas formações, nem sempre ligadas ao desenvolvimento infantil, mas é essencial ter experiência, comprovando responsabilidade e compromisso na hora de cuidar das crianças.


COMO SEI SE PRECISO DE BABÁ OU BABYSITTER?

As famílias com poucos filhos, que gostam de viajar e que apostam em uma estrutura familiar mais próxima, tendem a optar pelas babysitters, pois por não possuírem vínculo empregatício e também por terem mobilidade de horário, as babysitters oferecem o serviço ideal de acordo com a demanda. Já em grandes famílias, é comum a preferência por uma babá, principalmente quando os pais trabalham fora todos os dias e possuem horários mais rígidos. A escolha entre babá ou babysitter deve, portanto, ser baseada no que mais se encaixa para a necessidade de cada família.


#babysitter #baba #homecare



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo